terça-feira, 26 de abril de 2011

Você alugaria um quarto?

Você algum dia considerou a opção aluguel quartos? Pois, eu estava em um dia destes pensando nisso. Em vários países, existe a opção de hospedagem chamada de bed & breakfast, literalmente cama e café da manhã, onde o esquema é o seguinte: você se hospeda em uma casa de família, que coloca à sua disposição, um quarto e te serve o café de manhã. Simples assim. Gostou da ideia?

É claro que, como em tudo na vida, existem opções mais baratas e mais caras, mas geralmente você paga menos do que em um hotel convencional e acaba ficando em contato direto com as pessoas e suas culturas, o que não deixa de ser bem interessante e que nem sempre acontece quando você se hospeda em um hotel.

Eu, que há anos sonho em fazer uma viagem para a Europa, mas que ainda não consegui juntar o necessário para isso, às vezes me pego pesquisando opções mais econômicas para a viagem. Já pesquisei passagens, comidas, passeios, museus e é claro, hotéis. E um dia, folheando uma edição da revista Elle, tomei conhecimento do esquema bed & breakfast. As casas mostradas nos sites são encantadoras, mas é claro que dá um friozinho na barriga, vai que o seu hostess é um serial killer, sei lá (brincadeira!rs), por outro lado, pode ser uma forma mais barata de fazer uma viagem inesquecível.

E aqui no Brasil,também tem este esquema, li uma vez na revista Veja que, principalmente nas épocas de carnaval e reveillon, vários brasileiros, principalmente no Rio de Janeiro e na Bahia, abrem as portas de suas casas para turistas estrangeiros que querem conhecer as belezas de nosso país

E aí, você já viajou em um esquema destes? Se não viajou, teria coragem? E abriria sua casa para receber turistas estrangeiros? Me conte!

Olha só que fofuras estas casinhas na área rural de Paris (elas também estão no esquema bed & breakfast - isso não te lembra o filme O Amor não tira férias?):








fonte: lodginginparis.net

19 comentários:

ADri@n@ disse...

oi lindona...

e' verdade mesmo...
eu morei 4 anos assim aqui em Londres...
depois que conhci meu esposo, nos pensamos em alugar um cantinho so para nos.. e ca estamos...
o duro de morar assim, e' que se a dona da casa for porca e bagunceira afffff

bjao

angela disse...

vc já pensou em alugar um apto ou estudio? na Italia e na França são excelentes e ficam muito em conta.
fiz isto em Bs AS e foi perfeito, valor de uma diaria de hotel, fiz uma postagem sobre isto e depois da minha viagem outras blogueiras fizeram e adoram. sua fotos estão lindas. bjs

Grazi disse...

Nunca hospedei assim, mas ficaria numa boa e essa moda de alugar quarto é antiga...acredito q pra passear seja tranquilo, já pra morar, sempre tem umas coisinhas chatas, tipo falta de privacidade, mas como vc vai a passeio, relaxe e vá!!!!!!!!bjcas

Janete disse...

Que idéia bacana!!! Nunca ouvi falar... será que tem um catálogo com esses serviços??? bjos

Unknown disse...

Aqui em Salvador é comum as pessoas alugarem até a casa toda, saem e deixam a casa durante o carnaval para o turista, vi isso também no Arraial d'Ajuda.
Nunca me hospedei nesses lugares bed&breakfast, mas tenho amigos que já, e também meu filho passou 4 meses em Paris para fazer um curso e morou num quarto de uma casa, ficou muito mais em conta.
Tem também sites de 'troca de casas' nas férias, vc já viu? vc inscreve sua casa e disponibiliza no período que for viajar e pode ficar numa casa que tb está cadastrada no site, isso tem ficado comum, acho que tem até aqui no Brasil.
Acho simpática a idéia.
Legal o post!
bjs
Ju

Unknown disse...

achei o site

http://www.trocacasa.com/

Rosana Remor disse...

o filme é lindo!!Eu já aluguei um quarto aqui em casa,pra uma sobrinha,foi bem legal!!Mas acho que eu não teria coragem de alugar um pra mim em outro país!!Bjs!!!

Tauana disse...

Ai Clau é complicado porque diante dos acontecimentos globais e da maldade que anda rondando a mente das pessoas é difícil confiar nesse tipo de hospedagem.
Eu nunca pensei nesse assunto, porém tenho uma tia que alugou um quarto pra uma moça do Paraná e hj na verdade ela dividi todas as despesas da casa com minha tia, não me lembro ao certo como foi que tudo isso começou, mas deu muito certo, mas que dá medo dá.
Bom, estuda direitinho o assunto rs.
Bjokas!!!

Anônimo disse...

Acho que tenho a mesma preocupaçao que vc. Vai que o dono é um serial killer?! Já fiz uma viagem pra Europa onde consegui gastar em 28 dias menos que minhas amigas gastaram em 15! Fiquei em alguns albergues maravilhosos. É mais seguro. Na verdade não tem muita diferença de hotel se alugamos um quarto só pra gente e com banheiro no quarto. Vale super a pena. Já fiz um post com umas dicas legais: http://minhacasaminhadieta.blogspot.com/2010/09/dicas-de-viagens-economizando.html
Bjs!

disse...

Oi Claudia!
Olha, mesmo em bom hotel não me sinto em casa... prefiro mesmo meu cantinho... em junho vou para USA ficarei 2 semanas em uma casa de família, depois conto a experiência... mas vai da sorte de ficar em uma casa legal com pessoas legais, caso isso não aconteça, pelo menos vc tem o lado bom da situação, realizar seu sonho, os passeios, isso deve ficar na memória... bj

Bárbara disse...

Acho que pra aprender línguas e cultura local, nada melhor, por outro lado, sou frescona, e curto mto hotel... Pensando nisso, não alugaria pra pessoas em minha casa, nem me hospedaria em um...
Mas como disse, pra aprender línguas e cultura local, nada melhor...
E sempre tem gente que faz isso, ficando tb em albergs...
Bjs
:)

Sheila disse...

Existe também o Couch Surfing, que é uma comunidade de hospedagem. Como funciona? Você se cadastra no site e se dispõe a hospedar pessoas na sua casa - de graça - ou simplesmente se mostra disponível para um café ou um drink. A partir do momento em que está no site, você pode também buscar hospedagem na casa de outras pessoas em tudo quanto é lugar do mundo.

Moro em Foz do Iguaçu e já hospedei muita gente. Me sinto tranquila porque todas as mensagens são monitoradas e você pode - e deve - dizer como foi a experiência com as pessoas que conheceu. A maioria elogia, mas tem quem fale mal mesmo do hóspede ou do "hospedeiro".

É uma forma bacana de conhecer gente interessante de tudo quanto é lugar. Atualmente só estou disponível pra drink e tals e mesmo assim aproveito o Couch Surfing.

Beijocas.

Ana Mello Vianna disse...

Oi querida, tudo bem?
Eu morei 2 anos no Canadá, na cidade de Toronto e alugava quartos nesse esquema, cada casa era muito diferente da outra, todas lindas e valia muito a pena.
Aqui no Brasil, no mês de agosto na cidade de Barretos, eu alugo os quartos da casa da minha mãe e outras casas de conhecidos tb, é uma graninha muito boa que vale muito a pena.
É isso...

Beijinhos e apareça.

Unknown disse...

Olha, acho a idéia muito boa! Não viajei nesse esquema ainda, mas meu amigo Fernando passou um ano morando em um quarto alugado em Recife, capital de PE, em casa de família. A experiência foi muito boa, e ele super recomenda!
Acho que tudo é experiência na vida!
Fica bem!

Lis! disse...

aah eu iria sim.... porque não.... mais ia com uma condição de tre um hotel..em vista sei lá..se caso eu não me desse legal..c o pessoal lá..srsrs corria....


Um xero minha flor!

Anônimo disse...

Olá me chamo Dorath ,eu fiz um blog recentemente e gostaria de seguir o seu e também receber a sua visita no meu singelo blog.Abraço http://jaitoutsimplement.blogspot.com/

Unknown disse...

DELICIE

Carol Carneiro disse...

Que delícia estas casinhas, gata!Tudo de bom!Acho que alugaria um quarto sim por um tempinho. mas penso q/ c/ o tempo sentiria falta de 1 lugar só pra mim, c/ mais privacidade, entende?Tbm são lindas estas flores amarelas do post acima, mas infelizmente não sei o nome delas, gata!bjs: Carol
www.blogcarolcarneiro.blogspot.com

HK disse...

Oi Tudo bem?
Estou adorando seu blog... by the way.
Olha so, bed and breakfast (b&b) eh super comum por aqui. Moro em UK. A maioria das casas sao enormes e tem mais de um quarto, ou seja, tera outros hospedes. Eh bem parecido com um hotel na maioria das vezes. A diferenca eh que os donos moram na casa. Geralmente nao tem perigo nenhum. Claro, precisa se informar e ler as reviews dos outros hospedes. Eu ja fiquei em um b&b em Bath e adorei. A casa era uma manor house lindissima, antiguidades, tapetes e cortinas de babar, super limpo, tomava meu cafe da manha em uma sala de banquetes junto com outros hospedes, mas em mesa separada, como num hotel mesmo e os garcons eram membros da familia, mas tudo bem profissional mesmo e charmoso ao mesmo tempo. Enfim, tive uma otima experiencia.
Eh diferente de "alugar um quarto" por um periodo maior (por ex: mais de um mes), como muita gente faz aqui. Eu ja MOREI com uma familia por 12 semanas, ou seja, aluguei um quarto e isso eh completamente diferente de bed and breakfast.
B&B nao eh para morar, mas se hospedar. E voce ve o dono da casa raramente, isso para eles eh um negocio e voce sera tratada como hospede do negocio deles, nao da casa.
Eu aconselho muito este tipo de acomodacao, soh nao sei se eh tao mais barato assim, pois tem muito hotel popular com precos otimos. Eu optei pelo B&B, pois os hoteis estavam lotados para a epoca que eu queria, mas nao me arrependi nem um pouco. Enfim, soh pesquisar direitinho, ler as reviews do lugar que voce escolher e vai tranquila.
Bjs