terça-feira, 23 de março de 2010

Caponatta do Jamie Oliver

No início do ano, eu falei que estava experimentando as receitas do livro A Itália de Jamie, que eu tinha ganho da minha mãe no natal. O livro é muito bom e me deu vontade de comprar os outros, mas como não são baratos, vou aos poucos, né?

Esta é uma das receitas mais gostosas das que eu experimentei e bem simples também. Pra quem, como eu, adora beringela, é perfeita. Eu já fiz várias vezes e servi como acompanhamento pra comidinha do dia a dia, como molho de massa e também me acabei comendo com pão e vinho. Hummm!

Bem, chega de conversa e vamos à receita:

Caponatta do Jamie Oliver

Azeite

2 Beringelas

1 colher de chá de oregáno

Sal, Pimenta

1 cebola vermelha pequena

2 dentes de alho, descascados e cortados em lâminas

1 maço de salsa picada

2 colheres de sopa de alcaparras (já fiz sem e achei que ficou melhor)

1 mão cheia de azeitonas verdes sem caroço (usei pretas)

2-3 colheres de sopa de vinagre de ervas aromáticas

5 tomates grandes, cortados em pedaços médios

2 colheres de sopa de amêndos laminadas, um pouco tostadas na frigideira

Preparação:
Lave a beringela e corte-a em pedaços não muito pequenos, senão encharcam com o azeite.

Numa frigideira grande coloque cerca de duas colheres de (sopa) de azeite, os pedaços de beringela com um pouco de sal e o orégano. Mexa bem até a beringela ficar envolta no azeite e deixe fritar bem com o fogo um pouco alto até a beringela ganhar cor. Depois abaixe o fogo e verifique se é necessário juntar um pouco mais de azeite. Acrescente as alcaparras, as azeitonas e o vinagre. Quando o vinagre começar a ferver, junte os tomates e prove o sal e a pimenta. E somente na hora de servir, acrescente a salsa e as amêndoas.





Mudando de assunto:
Nada do pedreiro ainda, então, nada mudou, a cozinha continua no seu lugar. Ai, ai...

A Wlady, nos comentários disse que meu dia deve ter mais horas porque eu faço um montão de coisas ao mesmo tempo. rsss Wlady, querida, você não sabe o que é ser virginiana e hiperativa! Sim, estou trabalhando e estudando, cuido da casa, dos filhos, faço aulas de yoga e agora, de dança de salão, mas parei com as aulas de artesanato. Não dá pra abraçar o mundo, né?

15 comentários:

Unknown disse...

Claudinha, dou toda razão pra Wlady... Além de ter um dia com 48 horas, vc tb é meio polvo, neam?
Mas gata, voltando à beringela... To salivando aqui... Afffeeee, e com certeza esse post será marcado com estrelinha pra eu nunca nunquinha esquecer dele! :D
Vou provar com certeza! ;)
Bjocas,
Carol

Roberta Martins disse...

Olá Claudinha, vou fazer! e sobre o tal tempo, menina...meu noivo diz que sou louca! tô querendo começar umas aulas de flamenco, sendo que trabalho e estudo como você,faço curso de espanhol e especialização, ui! como os filhos ainda não vieram, tenho vantagem sobre você? hihihihi...tempo, tempo, tempo....

Anna disse...

Obras ...ninguém merece.
Eu também tenho este livro, pretendo logo que conseguir me organizar testar as receitas.
Onde você comprou o vinagre de ervas aromáticas(como é feito)?
E sobre o tapete de silicone eu comprei no site do Barra doce(SP),comprei pela internet, super legal.
Aquele era o maior tamanho que eles vendiam, estou atrás de maior; lá fora tem, mas aqui no Brasil ainda não vi.
Estou louca para ver sua cozinha.
Beijos

Natália disse...

Huum,parece delicioso hein Claudia?! Meu sogro tem esse livro e acho que vou leva-lo para passar umas férias em casa, ehehehe

bjokas,NA

*Wlady disse...

Claudia, que amor, lembrou de mim. Acho que vc faz bem em aproveitar tão bem seu tempo.
amei a receita, já anotei e vou experimentar.
bjk

Ana Paula Santos (Paulinha) disse...

olá claudia sou sua mais nova seguidora e novata tb em blogar estou aprendendo aos poucos e me identifiquei muitos com seus posts tb estou reformando minha cozinha foi aí q vi seu post sobre sua reforma e desde então sempre q posso dou uma olhadinha nos seu posts pra ver se tem novidades mas como já disse tb estou reformando a minha e sei q não é nada facil e muito menos ágil essas coisas, dá uma olhadinha aí no meu blog e me diz o q acha claro e evidente se vc tiver tempo pq vc mulher vamos falar sério, é do tipo raaaarrrooo, q consegue tempo pra tantas coisas ,sorte e sucesso nos sus objetivos e na sua vida adoreí ter o prazerde te conhecer msm q seja via inetrnet bjuss dasua mais nova seguidora ana paula

Ligia disse...

Menina, cansei só de ler o número de atividades.
Não consigo.
Mas cada um com seu ritmo, não é?
Eu vou indo (devagar) comprar os ingredientes para fazer sua receita.
bjbj
Lígia

Unknown disse...

Oi Clau, nossa, essa receita parece maravilhosa! Sempre procuro receitas com berinjela, pois gosto muito e tô sempre querendo variar o cardápio, já que a saladinha e as rodelas fritas enjoam né.

Que bom que vc gostou da minha caixinha que, modéstia à parte, ficou muito fofa mesmo! rs

Beijoca =]

disse...

Olá minha linda!

Tem um selinho pra ti nesse endereço::..

http://mimosdavovoro.blogspot.com/

Pois seu blog é um encanto assim como você.

Ana B disse...

Que delícia!!! Ontem me empanturrei com beringela e abobrinha, amo. Eu faço um prato parecido com este, mas sem as castanhas, fiquei imaginando o crocante delas... huummmm.

Sobre tempo: acho que andei fazendo tantas coisas ao mesmo tempo que ando em estado de coma, tá difícil fazer o que tem que ser feito. Venho pro computador escrever os textos dos frilas (oh mal necessário!) e fico na net, fico, fico, fico. Morro de cansaço, saio sem escrever, minhas deadlines chegando....

Bem, é a vida. Beijão

Marcia disse...

Claudia, querida, Jamie Oliver é tudo, não é? Tenho esse livro dele e confesso que não resisti a comprar os outros. São caros, sim, mas o investimento vale a pena. Recomendo O Chef sem Mistérios e Jamie em Casa. São meus preferidos. Beijoca.

Ana Citadin Johann disse...

Oi querida, estava passeando em blogs e encontrei vc com seu cantinho aconchegante e inspirador!
Muito lindo teu blog, amei tudo e vou voltar com certeza!

Parabéns pela simpatia e pela dedicação!

Beijokas mil!!!

Ana Citadin Johann disse...

Oi querida, estava passeando em blogs e encontrei vc com seu cantinho aconchegante e inspirador!
Muito lindo teu blog, amei tudo e vou voltar com certeza!

Parabéns pela simpatia e pela dedicação!

Beijokas mil!!!

Katia Bonfadini disse...

Isso parece delicioso, adoro caponata!!!!! É ótimo com pães variados e acho que agrada quase todo mundo! A receita já está anotada! Bjs!!!!

constanza constanza disse...

olá , fiz a caponatta ficou uma delicia, já tinha feito outras receitas mais aqui em casa sao refinados na arte de cozinhar, para você ter uma idéia até os pequenos gostaram, parabéns. Ida