quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Vários assuntos em um post só - "ensinando mosaico"

Este post é uma mistura de assuntos que eu estava devendo aqui:
Em primeiro lugar, o presente delicioso, que eu ganhei da Dona Margarida, em um sorteio no blog dela. Gente, não é linda esta bota de patchwork? Não vai deixar o natal de casa ainda mais bonito? Eu adorei e não vejo a hora do natal chegar, tô pensando inclusive em enchê-la de guloseimas, já que neste ano, filhote está maiorzinho e estará mais participante no natal.
Obrigada, dona Margarida, amei!


Bem, eu mostrei meu quintal a vocês, mas esqueci de dizer que ali pertinho da bananeira, tenho um pé de jabuticaba, um de acerola e um de lichia, ainda estão pequenas e só a acerola dá frutas, mas a minha vontade mesmo sempre foi de ter uma amoreira, adoro! Pois, conversando com uma amiga no sábado, decobri que é possível fazer uma muda a partir de um galho da amoreira e ontem estive visitando um cliente, vi que ele tem uma amoreira no jardim, pedi um galho e no final de semana farei a muda pelo método do estaquiamento, como está explicado neste site. Segundo minha amiga, dentro de um ano já terei algumas frutinhas na minha arvorezinha, tomara!




Por último, o mosaico. No último post, mostrei minha primeira peça de mosaico e muita gente me perguntou se é fácil de fazer e me pediu dicas. Gente, é minha primeira peça e não sei se estou em condições de dar dicas, tenho certeza de que tem gente que sabe muuuuito mais do que eu, mas aproveito pra mostrar minha bandeja que eu quase terminei na aula desta semana. Eu escolhi fazer uma arte bem simples, usando só duas cores e fazendo os retângulos. Vamos lá:



As pastilhas são de vidro, compradas em lojas de material de artesanto, paguei 2,50 reais no pacote com 45 pastilhas. Elas foram coladas uma a uma com cola branca (escolar), deixando um espaço pequeno (que, no meu caso, não ficou uniforme) pra ser preenchido com o rejunte. O rejunte é daqueles que os pedreiros usam pra rejuntar pisos e azulejos, custa cerca de 4 reais o pacote e eu devo usar cerca de metade do pacote pra rejuntar esta bandeja que é bem grande. Você escolhe a cor do rejunte que quer, mistura com água, de acordo com as instruções do fabricante e espalha com uma espátula por cima das pastilhas que devem estar completamente coladas (faça no dia seguinte ao da colagem, é mais garantido!), retire o excesso com um pano ou esponja e confira se todos os buraquinhos foram preenchidos, senão, refaça onde for necessário, pois é o rejunte que vai garantir totalmente a fixação das pastilhas.

Espere secar totalmente, eu também indico esperar um dia pra garantir, daí limpe o excesso com um paninho úmido e voilá, está pronto o mosaico. Espero ter ajudado, mas se tiverem dúvidas, eu respondo nos comentários.

21 comentários:

disse...

oi linda, pela dica parece facil né?
bjs

Casa RaSena disse...

e, ficou linda!
parabéns, mais um trabalho útil que com belo visual.!
bjkinhas

Juliana Cintra disse...

Ta ficando linda, valeu pela dica!
Agora é só achar as pastilhas!
Bjs

Janice disse...

Parabéns pela linda bota e obrigada pelas dicas do mosaico.
Amei!
Beijo:)

Lohane Marques [LoLL] disse...

Oieee! obrigadaaa pelas dicas....vou já arrumar pra fazer!!

Bjuxxx

Unknown disse...

Oi queridona,
Muitos assuntos mesmo heim... :D
Lindo esse trabalho de patchwork, heim?!?! Com certeza esse Natal será mega colocrido na sua casa! :D Que delícia!!!
E quanto ao mosaico... :D Quero fazer um teste!!! :D
Depois te conto...;)
Bjocas
Carol

Lili disse...

è isso aí "Profª Clau"!!! :D
Ensinou direitinho pras meninas! ;)
Bjks1 ;)

dollystar disse...

claudinha, espero ver tuas frutíferas vigorosas e produzindo a todo vapor.
A botinha para o Natal muito graciosa, as cores natalinas nos enchem sempre de otimismo e alegria!
Quanto ao mosaico: não sabia que custavam assim tão pouco essas pastilhas. Tempos atrás assisti um vídeo onde ensinava a fazer decoupage sobre essas pastilhas e o efeito final deslumbrante!
Você é hábil para esse tipo de arte e acredito que as próximasa peças em mosaico ficarão ainda mais graciosas e caprichadas.
Parabéns, beijocas

Ypsilon Yvone disse...

Claudia
Admiro muito que gosta de fazer mosaicos. Eu adoro as peças e dou o maior valor, mas acho que a trabalheira é muito grande, tem que gostar e se identificar mesmo. Por serem suas primeiras peças eu estou achando maravilhosas...
E o vaso com a acerola...que delicia. Não seria a hora de passá-la para um vaso maior?
bjk

Unknown disse...

eu faço mosaico tb , se vc fizer o rejunte um pouquinho mais mole que o indicado pelo fabricante é mais facil preencher as frestas .
Bandejas com o tempo o rejunte mancha pelo uso , por mais cuidado que se tenha , ai vale outra dica ótima é colocar vidro liquido depois de bem seco.
Bj
A bandeja tá linda

Anônimo disse...

Oi, Claudia!
Passo diariamente por aqui porque adoro seu blog!
Eu tenho um selinho pra vc lá no meu blog...será um prazer te receber lá!

Um beijo!

*Wlady disse...

Claudia, eu plante um galho, muito menor que o seu, de amoreira e realmente virou uma árvore. Pode confiar que logo terá frutinhas no pé.
Eu vou plantar outra porque o sr. que fez a poda cortou todos os galhos de baixo, conclusão temos que colocar escada para pegar as frutas, acabou com a diversão das crianças. (me deu vontade de fazer ele colar com a própria saliva os galhos de volta - hehehe)
A minha jabuticabeira foi um presente do meu pai, comprada já produzindo, era uma muda pequena.
Mas com certeza logo vc terá suas frutinhas nos galhos.

Unknown disse...

Oi amiga, pra quem se diz iniciante, suas explicações ficarma ótimas, deu pra entender direitinho e até deu vontade de fazer.

Vou ver se encontro aqui na minha super cidade as pastilhas, pois o rejunto é fácil né..

Depois te conto.

Beijinho,

Fernanda
minha-casinha-nova.blogspot.com

Priscila Oliveira disse...

Olá querida, ótimas dicas, assim fica fácil fazer,rsrs!
Bjs...

Priscila Oliveira disse...

Olá querida, ótimas dicas, assim fica fácil fazer,rsrs!
Bjs...

Si♥ disse...

Adorei a botinha!!!
Em breve terá um pomar, so com frutas gostosas... isso lembra minha infância na época na minha casa tinha laranjeira, bergamoteira, macieira, limeira, pessegueiro, abacateiro, limoeiro, goiabeira era uma delícia.
Beijusssssss

Daniela Viana disse...

Oi linda!
Voce é uma arteira de mão cheia, heim?!?!?!
Beijos...

Unknown disse...

OI Cláudia, obrigada pela dica com os pespontos. REalmente é difícil fazer só com o pincel.Seus trabalhos estão lindos! Tenha um ótimo final de semana! Beijos

Cris Ventura disse...

Claudia!!! Que sensacional!!! A Dona Margarida, é minha querida sogra Dora ;-) Que legal que vc ganhou o sorteio! Fiquei feliz! Ela faz coisas lindísimas! Depois veja esse antigo post aqui:
http://cantodofengshui.blogspot.com/2008/11/coisas-da-dora.html
Beijocas!

Beta Bernardo disse...

AAAAAAmo mosaico!! Nunca me atrevi. Olhando agora seu post nem parece tão difícil. rsrsrs.
Um dia vou tentar...
Eu tb adoro fazer fotolivros... viu o de ontem lá no CRTVS?
Bjks, Beta

Pipetador disse...

Adorei a dica são todos lindos!!!